Quando comecei a gostar de bailarinas?

Na minha infância eu odiava bailarinas. Aliás, odiava ser criança e queria crescer logo pra ser dona do meu nariz. Achava falsa aquela delicadeza toda e a rigidez dos gestos parecia fruto de uma disciplina chata e sem fim. Eu que nem roupa branca podia usar pois sujava tudo num segundo nunca tive aquele sonho de vestir o tutu e a sapatilha de cetim. Achava tudo rosa demais. Eu não penteava o cabelo, não usava saia nem vestido e odiava comprar roupas. Basicamente eu tomava banho e escovava os dentes.

Do alto dos meus quase 30 anos, tudo mudou. Outro dia entrei num Mc Donalds e vi duas garotinhas na fila com roupinhas de princesa e sapatilhas nos pés. Tinham os cabelos bem presos e cheios de gel com glitter. Cada uma usava um vestidinho diferente mas os dois com saias bem rodadas, armadas pelo tule. De mãos dadas, elas relembravam saltitantes cada passo da coreografia que pelo jeito havia sido um sucesso. Achei uma graça. Porque afinal bailarinas são graciosas, ainda mais assim, tão felizes de seus feitos. Da perna que esticou até aonde precisava ir. Do ombro que se manteve na postura certa. Dos pulinhos certos na hora exata e sei lá mais o quê. Imagino que sendo tão pequenas as garotas devem ter feito tudo meio errado, sem equilíbrio, olhando de canto pra professora. E mesmo assim (talvez até por isso mesmo) deve ter sido uma graça.

Quando comecei a gostar de bailarinas?
Acho que foi quando percebi que tinha virado adulta. Quando comecei a gastar mais de 20 minutos pra escolher minha roupa de manhã. Quando comecei a usar maquiagem pra não ficar com cara de doente. E claro, ao perceber que a rotina do adulto é a coisa mais chata do mundo. Minha saudade de ser menina é que me faz sorrir ao ver essas garotinhas. Fantasiadas de princesas, imaginando um mundo cor de rosa onde sempre haverá um palco pra elas subirem e serem aplaudidas.

Um comentário sobre “Quando comecei a gostar de bailarinas?

Deixe um comentário

