Clarice e sua Olympia

Clarice Lispetor e sua Olympia portátil

Em 2007 visitei o Museu da Língua Portuguesa cujo tema da temporada era a Clarice Lispector. Lá comprei um manual fantástico da exposição, com fotos e textos que fizeram parte dela. Me identifiquei muito com um trecho onde Clarice descreve claramente sua relação com a máquina de escrever. Obviamente que eu não uso a máquina toda hora, eu sou do tempo do computador, mas entendo por que ela prefere uma máquina ao lápis. Segue:

“Uso uma máquina de escrever portátil Olympia que é leve bastante para o meu estranho hábito: o de escrever com a máquina no colo. Corre bem, corre suave. Ela me transmite, sem eu ter que me enredar no emaranhado de minha letra. Por assim dizer provoca meus sentimentos e pensamentos. E ajuda-me como uma pessoa. E não me sinto mecanizada por usar máquina. Inclusive parece (?) captar sutilezas. Além de que, através dela, sai logo impresso o que escrevo, o que me torna mais objetiva. O ruído baixo de seu teclado acompanha discretamente a solidão de quem escreve. Eu gostaria de dar um presente à minha máquina. Mas o que se pode dar a uma coisa que modestamente se mantém como coisa, sem a pretensão de se tornar humana? Essa tendência atual de elogiar as pessoas dizendo que são muito humanas está-me cansando. Em geral esse humano está querendo dizer bonzinho, afável, senão meloso. E é isso tudo o que a máquina não tem. Sequer a vontade de se tornar um robô sinto nela. Mantém-se na sua função, e satisfeita. O que me dá também satisfação.”

Que lucidez pra descrever algo tão ininteligível! “Ela me transmite, sem eu ter que me enredar no emaranhado de minha letra” é genial.

2 comentários sobre “Clarice e sua Olympia

Deixe um comentário

